quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Entenda como funciona o voto de legenda para vereador

 
Nas eleições deste ano, a população brasileira vai às urnas em 7 de outubro para a escolha dos novos prefeitos, vices e vereadores. Na corrida para as prefeituras, os mais votados estão garantidos para exercer o cargo pelos próximos quatro anos, mas na eleição da Proporcional (Câmaras de Vereadores) nem sempre os mais votados conseguem se eleger. Isso causa muita dúvida em todo ano eleitoral, porque alguns candidatos com uma votação expressiva não são eleitos, enquanto outros com poucos votos conseguem uma vaga.
Um exemplo ocorreu na eleição passada em São Miguel do Oeste. A candidata a vereadora Cris Zanatta Massaro (PMDB) obteve 675 votos e não conseguiu uma vaga ao Poder Legislativo. Enquanto isso, o candidato Gilmar Frigeri (PT) elegeu-se com 481 votos.
Para este cálculo, é utilizado o sistema chamado quociente eleitoral, para apontar os representantes do Poder Legislativo no Brasil, para eleger deputados federais, deputados estaduais e vereadores.
Um ponto relevante sobre a eleição para vereador, que a maioria dos eleitores não leva em consideração, é a formação das coligações. No sistema proporcional, que rege as eleições para vereadores, o destaque principal é dado ao partido e não ao candidato.
Desta forma, se o eleitor não ficar atento, pode votar no candidato desejado, mas acabar ajudando a eleger outro, que talvez não gostaria de ver eleito. Para que o candidato seja eleito, o primeiro requisito é o partido ou coligação alcançar o número mínimo de votos necessários: o chamado quociente eleitoral; o segundo requisito é que o candidato seja o mais votado dentro do partido ou coligação.
Portanto, o eleitor, para saber as chances reais de vitória do seu candidato de preferência, deve saber de qual coligação o candidato faz parte, conhecer o nome de todos os integrantes da coligação e fazer uma análise para saber se o candidato de preferência tem chance de ser o mais votado dentro da coligação, caso contrário, os votos do candidato apenas servirão para ajudar a eleger os mais votados dentro do grupo, de acordo com o número do quociente partidário alcançado pelo partido ou coligação.
Outra questão que causa dúvida no eleitor é saber o porquê de um candidato mais votado não ser eleito e outro com votação menor ser eleito. A explicação para este fato encontra-se na análise das coligações. Isso geralmente acontece quando o partido ou a coligação a que o candidato está vinculado não consegue obter o número mínimo de votos necessários para eleger um vereador, ou seja, não alcança o numero mínimo previsto na legenda. Acontecendo isso, o candidato pode ser o mais votado do município, mas, no entanto, não será eleito.
Para calcular o QE (Quociente Eleitoral), é preciso dividir o número de votos válidos pelo número de vagas disputadas. Como exemplo, São Miguel do Oeste, segundo a última divulgação do TRE (Tribuna Regional Eleitoral), tem 28.134 pessoas aptas a votar. Porém, nem todos esses votos são válidos e então o QE cai. Na última eleição por exemplo, em São Miguel do Oeste, o número de votos válidos foi de 22.438 votos (o número de abstenções foi de 4.015). Esse número precisa ser dividido pelo número de vagas disputadas, que no caso são nove. Portanto, cada coligação ou partido da proporcional precisou atingir 2.493 votos para ocupar uma cadeira. (22.438/9=2.493 votos).
Após a definição do quociente eleitoral, parte-se para o quociente partidário, que definirá as vagas a serem preenchidas.
Na primeira fase, a distribuição das vagas é feita através do QP (quociente partidário), que é a divisão do número de votos válidos de um partido/coligação pelo quociente eleitoral.
Supondo que três partidos/coligações (PX, PY e PW) tenham alcançado o quociente eleitoral, com a seguinte votação:
PX 10.200 votos
PY 6.300 votos
PW 5.250 votos
Teremos então a seguinte distribuição de vagas:
PX 10.200 2.493 = 4
PY 6.300 / 2.493 = 2
PW 5.250 / 2.493 = 2
Assim, oito vagas foram distribuídas através do QP.
Pelo sistema de médias serão distribuídas as vagas restantes (não preenchidas pelo QP), dividindo-se o total de votos válidos de cada partido pelo número de vagas já preenchidas, mais um. O partido que obtiver a maior média ficará com a vaga. O cálculo se repetirá para a distribuição de cada um dos lugares restantes. Neste exemplo, seria apenas uma rodada de cálculo.

Assim teremos:
PX 10.200 / (4+1) = 2.040
PY 6.300 / (2+1) = 2.100
PW 5.250 / (2+1) = 1.750
A última vaga neste caso fica com o PY.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

VAMOS JUNTAR NOSSAS FORÇAS MINHA GENTE


Meus amigos, como todos sabem, sou candidato a vereador nesse município, então chegou minha hora de precisar da força e do apoio de cada um de vocês. Todos que me conhece sabem do esforço que sempre fiz para ajudar as pessoas, para aqueles q ainda não me conhecem, pesquisem, procurem saber a respeito, pois quero contribuir ainda mais para melhorar nosso município, mas para isso preciso da confiança de cada pessoa, portanto, peço humildemente o voto de vocês, acreditem, confiem e podem ter certeza: chegando lá, lutarei para honrar cada voto.  A todos que acreditam na nossa vontade de ajudar nosso povo, junte-se a nós, somente multiplicando nossas forças é que poderemos sair vitoriosos dessa grande luta.   

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

CUIDADO COM SEU VOTO

        
          7 de outubro está chegando, essa data sem dúvida nenhuma será um dia impar para tods nós, pois estaremos decidindo os próximos 4 anos para nossos municípios. É super importante, a participação efetiva das pessoas nessa decisão, pois é uma questão de interesse social.
         Muitos candidatos (inclusive eu) estão na luta pelo voto. Alguns de nós candidatos, temos propostas boas que serão de extrema importância para a sociedade.  Mas também, tem muitos candidatos ai que não tem nenhuma proposta para o social, estes estão a todo custo querendo ganhar as eleições, achando que que vão conseguir iludir a população.
         Portanto, muito cuidado com esses candidatos que estão ai querendo trocar seu voto por migalhas ou promessas falsas. Votem em quem realmente tem a intenção de trazer propostas em prol de toda sociedade, a hora de decidir é agora. Por isso, pensem bem, jamais troquem seu voto nem o vendam por preço nenhum, pois 4 anos é muita coisa para ser trocado ou vendido por 50 ou 60 reias.
 

terça-feira, 14 de agosto de 2012

MINHAS PROPOSTAS PARA: ZONA RURAL; MORADIA, COMÉRCIO, SEGURANÇA E CLASSES ESPECIAIS


Zona rural
  • ·         Criação e estruturação de uma política municipal de segurança hídrica alimentar;
  • ·         Projeto para que todas as casas rurais tenham cisternas (primeira e segunda água);
  • ·         Projeto de construção de barragens comunitárias em regiões estratégicas;
  • ·         Criação de um projeto para levar água encanada às comunidades rurais;
  • ·         Projeto de desenvolvimento à agricultura familiar no município;
  • ·         Expandir projeto de horticultura orgânica e facilitar a comercialização para (PAA, PNAE).
  • ·         Defesa de assistência técnica e desenvolvimento da agricultura familiar;
  • ·         Preservação do meio ambiente;
          Estruturação da política municipal de estradas e rodagens do nosso município.
  • ·         Projeto de compra de máquinas;

         MORADIA
  • ·         Projeto de defesa do direito a moradia digna para as pessoas da zona rural e urbana;

        COMERCIO
  • ·         Projeto de fortalecimento da economia local, com apoio ao microempreendimento para geração de oportunidade, trabalho e renda.
        SEGURANÇA
  • ·     Projeto de fortalecimento da polícia e da guarda municipal (ampliação do quadro) assegurando compra de equipamentos e transporte para melhor deslocamento e atuação no cumprimento do seu dever.


         CLASSES ESPECIAIS
  • ·         Projeto de defesa dos direitos das pessoas na terceira idade, (criação da casa cultural do idoso);
  • ·         Projeto de defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiência (campanha educacional)


MINHAS PROPOSTAS PARA SÃO JOSÉ DA TAPERA: JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E SAÚDE


JUVENTUDE:
  • ·         Projeto para a criação, de fato, da secretaria municipal de juventude;
  • ·         Fomentação do conselho municipal de políticas para a juventude;
  • ·         Discussões nos grupos de base, cidade e comunidade rural;
  • ·         Projeto jovem (criação de um centro municipal de práticas esportivas educacionais e culturais).
  • ·         Projeto de viabilização de recursos técnicos para o município;
  • ·         Projeto jovem empreendedor (parcerias com entidades financiadoras).
  • ·         Instigar a participação da juventude nas políticas públicas, controle social, previdência e seguridade social;
  • ·         Projeto ação jovem (criação de um tradicional festival de juventude taperense);


       EDUCAÇÃO:
  •      Criação, desenvolvimento e apoio a ações de incentivo a cultura e inclusão digital.
  • ·         Projeto de inclusão digital nas escolas da zona rural e urbana;
  • ·         Projeto de criação de bibliotecas com espaços de leitura nas escolas do município;
  • ·         Transporte escolar com segurança e qualidade;
  • ·         Projeto de educação contextualizada nas escolas do município;
  • ·         Valorização do profissional da educação (plano de cargo e carreira);
       SAÚDE:
  • ·         Valorização e defesa do direito a saúde;
  • ·         Projeto odonto-móvel rural;
  • ·         Valorização do profissional da saúde (plano de cargo e carreira);



domingo, 12 de agosto de 2012

VOTE CONSCIENTE


         Falta pouco menos de 2 meses para as eleições. É hora de verificar a tragetória de cada candidato seguido de suas propostas de melhoria municipal. Isso é importante demais! um voto errado pode comprometer o futuro de muita gente, não se deixe enganar jamais.
        Por isso, analise bem antes de decidir. Não se deixem iludir, não venda seu voto nem sua dignidade, faça sua escolha em prol de toda sociedade.
                                                                            Cosme Gueds.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

POLÍTICA É COISA SÉRIA

           Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
            Vamos acordar! política é coisa séria. Como diz meu amigo Genival Pereira " Não se deixem enganar por candidatos que querem ganhar as eleições nos ultimos 2 meses". Não venda seu voto jamais, pois as consequências são grandes.
            O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

           
                                                                                                                                  Cosme Gueds